Ninfoplastia

A cirurgia plástica da intimidade feminina, também chamada de NINFOPLASTIA, envolve o tratamento estético da região genital feminina. As queixas mais comuns relacionadas a esta área são o aumento da gordura da região do púbis, o aumento dos pequenos lábios e a diminuição dos grandes lábios associados a flacidez.

Estas alterações muitas vezes trazem desconforto físico e trauma psicológico para muitas mulheres. Comumente estas pacientes têm vergonha de procurar ajuda para restaurar a aparência normal de sua genitália.

Através de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte e de rápida recuperação a mulher pode se sentir muito melhor com a sua intimidade.

Idade para realização da cirurgia da intimidade

A região genital feminina tem o seu maior desenvolvimento na puberdade. É aconselhável então, que qualquer manipulação nesta área seja realizada somente após essa fase, que seria em torno dos 17 a 18 anos . Isso pode variar de acordo com a data da primeira menstruação.

Redução dos pequenos lábios

Esta cirurgia é realizada em mulheres que não gostam do tamanho de seus pequenos lábios, se sentindo constrangidas diante de um parceiro sexual ou com desconforto nas calças apertadas, durante a prática de esportes ou até mesmo durante as relações sexuais.

O aumento dos pequenos lábios pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo a gravidez, o parto e efeitos hormonais. No entanto algumas mulheres já nascem com os pequenos lábios aumentados, enquanto outras desenvolvem o aumento com a idade.

A finalidade dos pequenos lábios é de proteger a vagina e uretra de bactérias que ficam apenas no interior dos grandes lábios e cercam as aberturas da vagina e da uretra. Existem vários formatos e dimensões do aumento dos pequenos lábios.

Objetivos da ninfoplastia

  • Reduzir o tamanho dos pequenos lábios anormalmente grandes e aliviar o desconforto causado pelo aumento dos lábios.
  • Restaurar uma aparência mais natural dos pequenos lábios e melhorar a auto-imagem e auto-confiança.
  • Devolver uma aparência jovem a esta região.
  • Corrigir assimetrias de tamanho e formato dos pequenos lábios.
  • Remover o escurecimento da mucosa vaginal

A cirurgia

Uma avaliação cuidadosa será necessária para indicar o tratamento ideal para alcançar o melhor resultado. A cirurgia de redução dos pequenos lábios é realizada preservando a aparência e sensação normal destes e da abertura vaginal.

A labioplastia ou ninfoplastia trata-se de um pequeno procedimento cirúrgico, onde se diminuem os pequenos lábios excessivamente grandes. As fotos pré-operatórias são feitas na sala de cirurgia e a área a ser operada é marcada com a paciente deitada.

O procedimento consiste em fazer retirada do excesso de tecido nos lados de cada pequeno lábio ou lábio interno. A incisão é fechada com suturas absorvíveis, que não precisam ser retiradas.

Esta cirurgia plástica íntima é realizada em um centro cirúrgico. Tem duração de 30 a 60 minutos, e usualmente é feita sob anestesia local com sedação. Esse tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. A alta hospitalar é dada no mesmo dia.

Pós-operatório e cuidados

O desconforto pós operatório é mínimo ou inexistente. A paciente deverá repousar por cerca de 2 dias, para evitar sangramentos. Em seguida deve evitar esforços maiores pelo período de 2 a 3 semanas e esportes ou exercícios físicos por cerca de 4 semanas. A Cicatrização ocorre em 3 a 4 semanas e o retorno `as relações sexuais poderá ser em cerca de 6 semanas.

É recomendado o uso de roupas mais frouxas , que não causem atrito na região operada.

O banho é liberado no dia seguinte à cirurgia. Os curativos são feitos diariamente e consistem na higiene da região com sabonete íntimo, aplicação de uma pomada e uso de absorvente diário por uma semana.

A sutura é feita internamente com material absorvível, portanto não há necessidade de retirada de pontos, estes serão reabsorvidos em torno de 21 dias.

Vida sexual após a ninfoplastia

A cirurgia da intimidade não causa alteração na sensibilidade da região íntima. Como tal, você não notará qualquer perda de sensação após a cirurgia.
Se os lábios estavam interferindo com a relação sexual, você irá notar uma melhora. Visualmente, o seu parceiro deve notar que seus lábios estão menores e mais proporcionais.

Muitas vezes há melhora nas relações sexuais pois a mulher sente-se mais à vontade e confiante com as mudanças na sua região íntima.

Correções do clitóris

Excesso de pele, flacidez e dobras extras podem ser removidas para melhora do contorno do capuz clitoriano, conseguindo uma aparência mais natural, praticamente sem cicatrizes visíveis. Essa cirurgia muitas vezes é associada a cirurgia para redução dos pequenos lábios.
A abordagem desta região deve ser minuciosamente planejada e discutida com a paciente já que possui limitações para que seja preservada a sensibilidade.

Diminuição do volume dos grandes lábios

Geralmente o aumento dos grandes lábios se dá pelo aumento de peso corporal. No entanto, existem mulheres que apresentam os grandes lábios mais “gordinhos”, mesmo estando dentro do peso ideal.

Quando há um aumento de volume dos grandes lábios, realiza-se a lipoaspiração infiltrativa para a remoção do excesso gorduroso da região. Para isto faz-se uma pequena incisão (2-3 mm) na proximidade dos grandes lábios, que ficará imperceptível com o tempo.

Aumento do volume dos grandes lábios

Com o envelhecimento, algumas mulheres sofrem uma atrofia, uma diminuição do volume dos grandes lábios, deixando esta região sem preenchimento e com flacidez.

Nestes casos indica-se a aplicação de um enxerto de gordura. Esta gordura é retirada da própria paciente e enxertada nos grandes lábios, no mesmo ato cirúrgico. Desta maneira, se reestabelece o contorno e o volume dos grandes lábios, deixando-os naturalmente rejuvenescidos.

Diminuição do monte de vênus (púbis)

A queixa mais comum em relação ao monte de vênus é a de gordura localizada nesta região. Isso muitas vezes traz um incômodo por tornar essa região mais evidente, principalmente quando se usam roupas justas ou trajes de banho. Isso ocorre até mesmo em pacientes sem excesso de peso e pode ser tratado com a lipoaspiração, semelhante ao descrito acima para os grandes lábios.

O púbis muitas vezes cede com a idade ou com o ganho de peso. Essa flacidez é mais comum em pacientes que sofreram grandes emagrecimentos. Através de retirada de segmentos de pele o púbis pode ser elevado e reduzido em altura e largura. As cicatrizes resultantes são normalmente escondidas dentro dos pêlos pubianos.

Escurecimento da mucosa vaginal

Nessa cirurgia íntima retira-se, com anestesia local e sedação, uma pequena quantidade da mucosa dos pequenos lábios na região escurecida. Dura em media 30 minutos e a paciente recebe alta logo após a cirurgia.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta pra te atender.
Olá.